10 melhores práticas de segurança móvel para empresas

10 melhores práticas de segurança móvel para empresas

10 melhores práticas de segurança móvel para empresas

Se você leu nosso post Dispositivos móveis em foco: quais são as principais ameaças?, já conhece vários motivos para apostar em medidas de segurança móvel para empresas.

Equipamentos móveis estão expostos a diferentes riscos e ameaças, por isso, é preciso se proteger para evitar problemas que comprometam o trabalho e causem prejuízos. Continue a leitura do post e conheça 10 práticas de segurança móvel corporativa:

 

#1. Revise as políticas de segurança

É imperativo que empresas tenham uma política de segurança bem estabelecida. Ao adotar ou expandir o uso de dispositivos móveis, é importante avaliar os riscos, revisar estratégias e normas para desenvolver uma nova política de segurança móvel para empresas.

 

#2. Oriente os colaboradores quanto à política de segurança

Uma prática importante para garantir a segurança no uso de equipamentos móveis é assegurar que os colaboradores conheçam bem a política de segurança.

Para tanto, é preciso passar orientações claras quanto aos riscos e cuidados necessários para garantir a proteção dos equipamentos, da rede e dos dados pessoais e corporativos.

 

#3. Mantenha a TI mais próxima do negócio

É importante aproximar o setor de TI dos demais setores que fazem uso intenso de dispositivos móveis. Essa prática serve tanto para favorecer a elaboração da nova política quanto para garantir que os colaboradores tenham o devido suporte para corrigir problemas e garantir a segurança móvel corporativa.

Essa proximidade favorece o período de adaptação e garante que as atividades realizadas por meio dos dispositivos no dia a dia sejam sempre seguras.

 

#4. Tenha uma lista e cadastro dos dispositivos usados

Fazer um registro formal dos equipamentos móveis da empresa facilita processos de detecção de falhas ou outros problemas associados à segurança. Além disso, atribui um responsável a cada equipamento, tornando mais direta a orientação em caso de dúvidas ou situações pontuais.

 

#5. Incentive o uso de senhas de acesso

Em dispositivos móveis de uso pessoal, a prática que utilizar senhas de acesso já é bastante difundida. O mesmo deve valer para equipamentos que sejam da empresa ou utilizados na rotina de trabalho.

A escolha de combinações fortes e a atualização das senhas de tempos em tempos também são estratégias importantes para a segurança móvel corporativa.

 

#6. Oriente o download apenas de aplicações originais

Quer os dispositivos sejam dos próprios funcionários ou da empresa, é oportuno fazer download apenas de aplicações originais. Além de ser importante para segurança móvel para empresas, evita problemas com a fiscalização.

Procedimentos como o licenciamento Microsoft podem levar à penalizações e multas caso a desenvolvedora encontre softwares falsos em uso na empresa. O que vale até mesmo para equipamentos móveis dos colaboradores.

 

#7. Mantenha sistemas, programas e apps atualizados

Garanta que os colaboradores mantenham todos os sistemas e todas as suas aplicações atualizadas. Os desenvolvedores, a cada atualização, não apresentam apenas novidades. Apresentam, também, correções para falhas e níveis extras de segurança.

 

#8. Reconfigure o acesso à rede móvel da empresa

Para a maioria das atividades por dispositivos móveis, o uso da internet se faz necessário. Por isso, é importante reconfigurar e até limitar o acesso, bem como as revisar as características da rede móvel (senha, visibilidade e outros) para evitar brechas de segurança.

 

#9. Estabeleça práticas de monitoramento

É preciso estabelecer e adotar práticas de monitoramento quanto ao uso dos dispositivos para assegurar bons níveis de segurança móvel corporativa.

Assim, a empresa garante que o registro de equipamentos siga atualizado. Além disso, confere a adoção das práticas de segurança e identifica a necessidade de atualização ou do reforço das orientações aos funcionários.

 

#10. Automatize a segurança móvel

A constante verificação manual em busca de falhas ou problemas que coloquem os dispositivos ou a rede da empresa em risco é trabalhosa. Por isso, apostar na automação de processos de segurança móvel é a solução.

Inclusive porque o processo de implementação da automação envolve uma avaliação completa dos riscos e vulnerabilidades. O que leva à definição de uma política e a adoção de práticas de segurança móvel corporativa ainda mais assertivas.

Sua empresa precisa de ajuda para seguir práticas de segurança móvel? Entre em contato, os especialistas da Alert System estão prontos para ajudar!