soluções tecnológicas

3 soluções tecnológicas que estão melhorando os resultados nas empresas brasileiras

A transformação digital pela qual o mercado vem passando obriga as empresas a investirem em tecnologia para se manterem competitivas. O trabalho braçal há muito está sendo substituído pelo intelectual, e as atividades repetitivas e burocráticas ganham uma nova mola propulsora: sistemas de automação para empresas.

Estamos falando de tecnologias que agilizam o trabalho, eliminam falhas, conferem padrões de qualidade e tornam as atividades da organização melhor estruturadas e potencialmente escaláveis.

Quer saber quais são elas? Siga em frente com a leitura!

Cloud computing

Uma das tecnologias que mais tem revolucionado a forma de fazer negócios é o cloud computing, ou computação na nuvem. Se você quer otimizar processos e aumentar a produtividade na empresa, eis um forte aliado.

Sistemas de gestão, análise de dados e colaboração baseados na nuvem têm melhor desempenho que os alocados fisicamente e ficam disponíveis 24/7, isto é, 24 horas, 7 dias por semana.

Um servidor local que fique indisponível afeta toda a operação da sua empresa. Por outro lado, aplicações em nuvem estão disponíveis até nos smartphones da sua equipe.

Tanto é que 67% dos executivos estão de olho nas vantagens de operar com cloud computing: redução de custos sem interferir na qualidade do atendimento e serviços prestados.

Web Analytics

Houve um tempo em que a análise de dados parecia um sonho muito distante das corporações brasileiras. Mas hoje contamos com uma infinidade de recursos que permitem monitorar o comportamento dos usuários na web e extrair insights que nos ajudem a melhorar processos, soluções e decisões.

É o caso das ferramentas de web analytics, que trazem dados de tráfego, cliques, conversões, uso de palavras-chave, navegação, entre outros. A partir de análises apuradas, essas ferramentas indicam como abordar da melhor maneira possível seus consumidores na internet e assim gerar melhores resultados.

Machine Learning

Somando web analytics com cloud computing, com aprendizado de máquina, você passa a um outro nível na análise de informações sobre o seu mercado. O machine learning permite que sua empresa aprenda com as movimentações dos seus consumidores, os padrões de vendas, as entregas dos fornecedores e até as nuances do mercado.

É o caso, por exemplo, de saber quais produtos vendem mais, em que época do ano e mediante qual faixa de preço. Ou então dimensionar seu estoque segundo as promoções previstas para o período e assim não perder uma venda sequer mantendo o estoque enxuto.

No atendimento ao consumidor, estamos nos familiarizando com os chatbots, que promovem atendimento ágil e eficiente na linha de frente, repassando para o seu time de atendimento somente as questões mais complexas de serem resolvidas.

Isso significa economia de tempo, equipes enxutas e produtivas, mais receita no seu caixa ao final do mês e, claro, clientes mais satisfeitos.

Você ainda não aplica nenhuma dessas soluções à sua empresa e gostaria de conhecer mais sobre elas? Entre em contato conosco!