4 dicas para evitar que sua página seja hackeada

4 dicas para evitar que a sua página seja hackeada

4 dicas para evitar que sua página seja hackeada

Se você acompanha o blog da Alert System, já viu que não é apenas o número de ataques hacker que está aumentando. A capacidade dos criminosos em gerar prejuízos é cada vez maior, seja por meio de ataques a servidores, sequestro de dados ou vazamento de informações sigilosas.

Além de causar perdas financeiras, ser vítima de um ataque na internet pode manchar o nome de uma empresa, paralisar suas operações e causar até mesmo o encerramento de suas atividades. Justamente por isso é fundamental investir em segurança!

Continue lendo e entenda o que acontece quando uma página é invadida e saiba como diminuir os danos!

 

O que pode acontecer quando um site é invadido?

Os prejuízos causados por um ataque hacker podem ser diversos e variam de acordo com o tamanho e finalidade do site em questão. Quando a vítima presta serviços que exigem informações confidenciais, como o CPF e dados de cartão de crédito dos usuários, os prejuízos são ainda maiores.

Lojas virtuais

No caso dos e-commerces, um criminoso pode roubar dados dos usuários, interferir em informações de pedidos e utilizar a página para inserir arquivos maliciosos no computador dos visitantes.

Sites e blogs com newsletter

Da mesma forma, sites e blogs que possuem cadastro de newsletter podem ter os dados de seus usuários roubados. Esse cadastro pode ser utilizado, por exemplo, para envio de spams.

Portais de notícia e demais sites

Um ataque na internet é coisa séria. Caso um portal seja invadido e o Google detecte, ele pode parar de apresentar o conteúdo desse site em sua página de respostas e minar totalmente seu tráfego. Isso pode acontecer com qualquer empresa.

Mas, como lidar com um ataque hacker?

Se você já detectou algum tipo de ameaça em sua empresa é melhor ficar atento. Para solucionar o problema e garantir que ele não aconteça novamente é preciso criar uma política de segurança que envolva, inclusive, os dispositivos móveis usados pelos funcionários e colaboradores. Confira algumas dicas:

#1 Faça um diagnóstico do dano

A primeira coisa que você deve fazer é entender a extensão do dano causado pelo ataque. Faça uma análise criteriosa da rede, dos servidores e determine quais são os aparelhos infectados para colocá-los imediatamente em quarentena.

#2 Faça uma limpeza de servidor

Uma prática muito comum em sites que foram atacados é desinstalar o site, fazer uma limpeza no servidor e reinstalá-lo novamente. Nesse caso vale contar com uma empresa especializada em ataques a servidores para garantir o sucesso da ação.

#3 Garanta a segurança contra novos ataques

Agora que você já resolveu o problema mais urgente, crie uma política de segurança, determine responsáveis e considere a possibilidade de investimentos em segurança para garantir que essa situação não volte a acontecer. Aprender com um ataque na internet é fundamental para que ele não ocorra novamente!

 

 

Quer entender melhor sobre a segurança de sua empresa na internet e evitar novos ataques hacker? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades do mercado de segurança online!