Análise Inteligente de Vídeo: você sabe do que se trata?

Análise Inteligente de Vídeo: você sabe do que se trata?

Análise Inteligente de Vídeo: você sabe do que se trata?

As câmeras de vigilância já fazem parte de nossa rotina há alguns anos. Supermercados, indústrias, comércios e residências já estão equipados com circuitos internos de vigilância, que aumentam a segurança, inibem a ação de pessoas mal-intencionadas e embasam a ação da polícia.

Mas, uma novidade promete revolucionar a maneira como esses sistemas atuam: a análise inteligente de vídeo. Agora, além de transmitir imagens também é possível determinar que o sistema adote ações automáticas com base naquilo que as câmeras “veem”.

Continue lendo para entender melhor como essa tecnologia funciona!

O que é a Análise Inteligente?

Analisar todos os vídeos gravados em uma empresa ou indústria é uma tarefa árdua, que requer muito tempo da equipe de segurança. Esse é um dos principais benefícios da análise inteligente: a capacidade de o sistema apontar automaticamente determinadas situações flagradas pelas câmeras.

Mas como isso é possível? Existem quatro configurações principais do sistema de análise inteligente de vídeos, a saber: linha virtual, cerca virtual, retirada e abandono de objetos e detecção de áudio. Cada uma delas possui sua finalidade específica e pode, ainda, ser configurada para cada especificidade do ambiente.

Linha virtual

As linhas virtuais funcionam para detecção de movimento dentro do ambiente monitorado. Sempre que uma das linhas for cruzada o sistema aciona automaticamente o alarme e envia uma notificação para o responsável.

É possível configurar especificidades como, por exemplo, se o alarme será acionado quando a linha for cruzada em qualquer direção ou apenas em um sentido pré-determinado.

Cerca virtual

A cerca virtual funciona de maneira similar às linhas. Sempre que um objeto entrar ou sair de uma área pré-determinada o alarme será acionado e o responsável pela segurança notificado. Essa configuração atua no barateamento do serviço de monitoramento, já que pode atuar como uma cerca com sensores, por exemplo.

Retirada e abandono de objetos

A partir da adoção dessa configuração o sistema de segurança será capaz de identificar objetos na área monitorada. Caso alguém retire uma caixa de um depósito, por exemplo, o alarme é automaticamente ativado. Da mesma maneira é possível configurar quais objetos serão monitorados e quais não serão para não haver confusão e acionamento desnecessário do alarme.

Detecção de áudio

Outra funcionalidade muito útil da análise inteligente de vídeos é a detecção de áudio. Caso uma janela da empresa seja quebrada, por exemplo, o sistema é capaz de identificar o barulho de vidro sendo quebrado e acionar automaticamente o alarme.

Além disso, em ambientes com altos níveis de ruído é possível configurar o sistema para ignorar os barulhos comuns e focar apenas naqueles que podem representar algum prejuízo como, por exemplo, a janela sendo quebrada.

Contar com a tecnologia a favor da segurança de sua empresa pode até parecer um custo à primeira vista. Mas a verdade é que a evolução dessa infraestrutura acaba por se pagar a médio e longo prazo. Isso porque você terá menos custos com equipes e conseguirá prevenir prejuízos mais facilmente.

Você já utiliza a análise inteligente de vídeos em sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!

E lembre-se de assinar nossa newsletter para receber informações exclusivas direto em sua caixa de entrada!