Ataques DDos: como funciona e o que fazer contra isso?

Você sabe o que é um ataque DDoS? Confira tudo sobre essa ameaça e saiba como se defender no post de hoje no blog da Alert System!

Ataques DDos: como funciona e o que fazer contra isso?

DDoS é uma sigla em inglês que significa Distributed Denial of Service ou, em tradução livre, “Negação de Serviço Distribuída”. Em resumo, um ataque DDos é um ataque hacker que visa derrubar um site ou serviço online criando uma sobrecarga de acessos provenientes de múltiplas origens.

Além de causar diversos prejuízos, como a paralisação dos serviços e danos à reputação da empresa, um ataque de DDos também pode ser utilizado como uma “cortina de fumaça” para disfarçar outras iniciativas maliciosas, como o roubo de informações sigilosas.

Continue lendo para entender melhor o que é um ataque DDos e como evitá-lo!

 

O que é um ataque DDos?

Entender o que é um ataque de DDos é fundamental para estar preparado e saber como agir caso a sua empresa seja alvo dos criminosos. Para facilitar a compreensão, basta imaginar centenas de pessoas tentando passar por uma porta ao mesmo tempo.

Na prática, os hackers constroem uma rede de computadores infectados, chamados “botnets”, por meio de softwares maliciosos espalhados via email, sites maliciosos e mídias sociais. Uma vez infectadas, as máquinas podem ser controladas remotamente, sem que o dono saiba sequer que isso está acontecendo, e usadas como um exército para lançar um ataque contra qualquer alvo.

 

Quem são os alvos do ataque de DDos?

Normalmente o alvo primário desse tipo de ataque são grandes instituições, como bancos e portais de notícia que possuem grande volume de tráfego. Mas, esse tipo de ataque hacker também ameaça empresas de diversos portes, até mesmo as pequenas.

Em mercados online clandestinos é possível “alugar” um ataque DDoS individual por apenas 50 dólares/dia. Esse baixo custo torna esse tipo de ameaça muito comum e coloca as pequenas empresas no radar de criminosos que podem, por exemplo, utilizar o ataque como um disfarce para sequestrar dados vitais e exigir grandes valores pela restituição das informações.

 

Como evitar um ataque DDos?

Evitar ataques DDoS exigem uma série de ações, que variam de acordo com o servidor (físico ou na nuvem, por exemplo) e outras especificidades do negócio.

De maneira resumida é preciso: monitorar a rede para detecção do ataque, classificar o tráfego e utilizar ferramentas de resposta que tenham por objetivo bloquear todo o tráfego entendido como ilegítimo ou suspeito.

No caso dos servidores físicos é possível utilizar um hardware inteligente, usado em redes em conjunto com roteadores e switches para filtrar o tráfego antes que atinja os servidores. O hardware de front end de aplicativo analisa os pacotes de dados à medida que eles entram no sistema e os identifica como prioritários, regulares ou perigosos.

Vale ressaltar a importância de manter todas as defesas em alerta caso um ataque DDos seja evitado em sua empresa. Isso porque ele pode ser apenas uma distração para outro ataque hacker mais bem elaborado.

Você suspeita que a sua empresa seja alvo de algum ataque? Conte com nossa equipe de especialistas para ajudá-lo a evitar prejuízos e falhas na operação. Converse agora com um técnico!