Automação de processos - Blog da Alert Sytem

Automação de processos: como a tecnologia está transformando a produtividade nas empresas

É inegável que os processos digitais conformam uma grande vantagem para as empresas, já que permitem que seus trabalhos sejam realizados de forma mais prática e eficiente. Isso sem contar com a economia de tempo e outros recursos. De fato, a era digital tem muito a oferecer, seja para o mundo ou para os indivíduos. Assim, processos e tecnologia se combinam para otimizar trabalhos e permitir mais, muito mais.

Então, por que tantas companhias continuam trabalhando manualmente quando é perfeitamente possível (e acessível) contar com sistemas que automatizem processos na empresa para gastar metade do tempo? Não seria melhor contar com a automação de atividades e, como plus, minimizar a incidência de erros humanos?

Um estudo da Xerox chamado Digitalization at Work revelou que, mesmo que a maioria das empresas gostaria de participar de um futuro mais ágil e eficiente, ainda continuam usando papel e atividades de controle manuais.

Aliás, quando levamos em consideração o fato de que apenas 50% das organizações trabalham com processos totalmente (ou praticamente) digitais, entendemos como a produtividade pode ser prejudicada. Por outro lado, muitas empresas preveem que seu futuro será mais automatizado e cerca de 85% é capaz de indicar quais são as áreas mais importantes a otimizar.

Entre as de maior destaque, processos financeiros e de atendimento ao cliente figuram como as mais citadas.

Além das atividades que já conhecemos, identificamos contextos corporativos nos quais há processos que ninguém sabe direito como devem ser feitos, o que prejudica ainda mais o rendimento da companhia e cria uma sensação de frustração diária e necessidades de intervenção, controles extras e retrabalho.

Exatamente por isso, é fundamental que os processos internos de uma companhia sejam automatizados, já que isso pode ser capaz de até mesmo duplicar a produtividade dos empregados, além de permitir que o tempo de resposta seja reduzido de forma considerável. Outro dado importante a ser observado: ocorrerão 80% menos erros, melhor resolução dos mesmos e economia de dinheiro em relação ao tempo dedicado.

De fato, há cinco áreas nas quais é fundamental implementar sistemas que automatizem processos na empresa para que estas sejam mais eficientes e sejam capazes de criar estratégias mais sólidas:

  1. Fluxos de Trabalho. Muitas empresas – cerca de 55% – têm necessidades efetivas de realizar análises iniciais para identificar os processos mecânicos que devem ser automatizados.
  2. Análise do Momento. As ferramentas de análise são capazes de oferecer informações úteis sobre como funciona cada atividade e como melhorar cada uma delas em função dos objetivos estabelecidos.
  3. Compartilhar atualizações. Aproveitar as vantagens que a automação proporciona na hora de realizar o seguimento dos trabalhos e, em um segundo momento, modificar a forma como são feitos para melhorar a produtividade.
  4. Noção de escala. Atualmente, 45% dos empregados trabalha em companhias que não usam tecnologias de automação inteligentes. A partir da automação, é possível vislumbrar a possibilidade de escalar a produção, já que soluções específicas são capazes de reproduzir ações humanas e desencadear respostas mais rápidas e eficientes.
  5. Trabalho em Equipe. Com mais e melhores ferramentas de análise, as companhias podem aproveitar as facilidades das soluções para compartilhar responsabilidades entre agentes que, inclusive, não se encontram no mesmo lugar.

A automação pode ser uma opção em alguns casos, mas, para a grande maioria das empresas, contar com sistemas inteligentes que oferecem soluções seguras que interagem e facilitam sua rotina é o diferencial entre continuar operando ou perceber que os concorrentes estão ganhando espaço no mercado e posicionando suas marcas antes da sua. Não espere mais, mantenha-se à frente!