Automação de rede X automação de segurança: entenda os papéis de cada uma

Automação de rede X automação de segurança: entenda os papéis de cada uma

Você já sabe o que é automação de rede e o que é automação de segurança? O avanço da tecnologia, o aumento do volume de processos que dela dependem e das ameaças cibernéticas colocaram essas soluções em evidência.

A rotina de empresas está cada vez mais atrelada ao uso de equipamentos eletrônicos e da internet. Também está cada vez mais exposta aos crescentes riscos do universo virtual.

Por isso, é importante entender o que são essas soluções e qual o papel delas em benefício de seu empreendimento. E é isso o que este post aborda. Acompanhe!

O que é automação de rede

Frequentemente, as operações tecnológicas das quais a sua empresa depende precisam ser configuradas, testadas, implementadas, corrigidas e reconfiguradas. E, como é possível imaginar, fazer isso é trabalhoso e demanda tempo.

A automação de rede se baseia na combinação de hardwares e softwares para automatizar as operações relativas a dispositivos físicos e virtuais conectados por uma rede. Uma solução que permite que os profissionais de TI da empresa tenham mais disponibilidade para se dedicar a outras tarefas que possam impactar positivamente a rotina de trabalho local.

Como indica essa visão geral sobre o que é automação de rede, essa solução torna mais simples o controle e gestão de processos diários da empresa. O que contribui para melhorar as condições dessa rede e, consequentemente, todas as operações a ela relacionadas.

E o que é automação de segurança

Como o termo sugere, a automação de segurança é a operação que automatiza processos relacionados a medidas de segurança. Entre esses processos, estão operações de verificação de falhas, vulnerabilidades e outros problemas que sejam considerados ameaças.

No mundo todo, a intensificação da ocorrência de ataques cibernéticos e do poder dos malwares levou a um aumento de 8% nos investimentos em segurança da informação.

A busca por melhoria dos níveis de proteção explica porque a automação de segurança para empresas é uma solução cada vez mais conhecida e adotada. Afinal, a exposição aos riscos comuns da rede e às novas ameaças que surgem a cada dia pode causar problemas graves, destruir reputações e levar a prejuízos financeiros consideráveis.

Porque contar com essas soluções em sua empresa

Ao explicar o que é automação de rede e o que é automação de segurança, já apontamos alguns benefícios intrínsecos a essas soluções. Mas pode ser que ainda tenha dúvidas quanto aos motivos para investir nelas. Afinal, a automação pressupõe que esses processos podem ser e, em muitos casos, ainda são realizados manualmente.

A questão é que o uso de tecnologias em rede conectadas à internet se intensifica a cada dia. Profissionais de TI responsáveis por configurar, testar, detectar falhas e resolver problemas têm cada vez mais trabalho, inclusive porque surgem novas ameaças com as quais precisam aprender a lidar. E, por isso, contar com o apoio de soluções de automação leva a um equilíbrio interessante e necessário.

A leitura do nosso post Processos automatizados de segurança: como e por que implementar? ajuda a entender, dentre outras questões, que a combinação entre os processos manuais e os relativos à automatização de segurança para empresas é que garante que os investimentos (de tempo, esforço e dinheiro) nessa área levem a resultados significativos.