Automatização: como encontrar falhas no software de segurança?

As aplicações que fazem parte da rotina da sua empresa estão sujeitas à falhas e vulnerabilidades. Como lidar com esta situação? No post de hoje, você vai saber como ferramentas de automação de segurança otimizam a realização de testes cruciais para a sua proteção. Acesse já!

Automatização: como encontrar falhas no software de segurança?

Você sabe qual a importância de contar com um software de segurança em sua empresa? Sabe como essas tecnologias contribuem para a manutenção de um ambiente digital seguro?

As organizações  precisam garantir que as aplicações tecnológicas e processos operacionais de sua rotina estejam livres de vulnerabilidades e falhas. O que é possível por meio da identificação e correção desses problemas, impedindo que se agravem.

Isso é feito a partir da realização de contínua de testes e ações de prevenção e correção. Uma ideia que apresentamos no post Gestão de Vulnerabilidades: entenda a importância.

Para esses testes, o uso de ferramentas de automação de segurança faz toda a diferença. E é sobre isso que tratamos neste post. Acompanhe!

A importância dos testes de segurança

Os testes de segurança são operações programadas para avaliar a situação das aplicações utilizadas na empresa e identificar possíveis falhas e vulnerabilidades. Em outras palavras, têm a função de detectar brechas de segurança que podem passar de ameaças a problemas graves.

Esses testes devem ser realizados com frequência de modo a garantir o pleno funcionamento das aplicações e sua proteção a todo instante. Do contrário, a empresa pode se expor a situações que afetam a produtividade de seus colaboradores, seu resultado global e seu posicionamento perante o mercado.

Muitas empresas ainda realizam esses testes de forma manual e isso demanda muito tempo e empenho de seus colaboradores de TI. Essa escolha também afeta o tempo de resposta (o tempo gasto para sanar os problemas) o que, como visto, não afeta apenas a sua proteção.

E, por isso, é importante investir em automação de segurança para os testes, incluindo-os no processo de entrega e desenvolvimento do software de segurança.

As vantagens da automação

A realização manual dos testes demanda um extensivo trabalho de revisão de códigos que fazem parte desse processo na TI. Além de outras burocracias envolvendo documentações e seus procedimentos que podem se arrastar por semanas ou até meses.

Toda essa situação cria um cenário negativo para a empresa que é revertido com a automação de segurança. Veja as principais vantagens:

  • Redução do tempo e burocracia envolvidos na realização dos testes, garantindo que as respostas sejam mais rápidas;
  • Redução de falhas e vulnerabilidades resultando no aumento da proteção da empresa;
  • Redução da incidência de problemas causados por falhas ou erros que comprometem o uso de aplicações da rotina de trabalho;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores que ganham tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas;
  • Melhoria global no gerenciamento de riscos e vulnerabilidades;
  • Otimização da infraestrutura e segurança da empresa.

A automação e a gestão de vulnerabilidades

Mencionamos aqui que para garantir a proteção da empresa, os testes de segurança precisam ser realizados com frequência. Na verdade, o ideal é que sejam realizados de forma contínua, pois falhas podem se repetir e novas vulnerabilidades podem surgir a todo instante.

Esse acompanhamento constante é o que define um gerenciamento de riscos ou gestão de vulnerabilidades. Um processo que garante que a resposta aos problemas, bem como a geração de relatórios que ajudem a definir ações prioritárias sejam sempre adequados para garantir a segurança da empresa.

E não seria viável que essa gestão fosse realizada exclusivamente de forma manual. Assim, o uso da automação faz a diferença e contribui para a otimização de infraestrutura e segurança, uma vez que leva a resultados mais rápidos e contínuos.

Gostou do post? Aproveite para ler também O que automatizar e o que não automatizar na segurança da sua empresa!