Câmeras de Segurança - Blog da Alert

Câmeras de Segurança: conheça os benefícios além da vigilância

Em termos genéricos, o objetivo dos sistemas de segurança sempre foi vigiar espaços que requerem monitoramento Neste sentido, estamos acostumados a não perceber que toda a tecnologia de ponta empregada em circuitos de câmeras podem também fornecer outros tipos de informações úteis para as instituições, e, por que não dizer, para os usuários destes espaços.

Entretanto, novas tendências têm se misturado com os tradicionais papéis dos sistemas de segurança. Entre eles, podemos destacar o conceito de BIM (Building Information Management) e de BI (Business Inteligence). A análise de tráfego através de câmeras também é outra vertente que tem ganho espaço.

Reconhecimento Facial

A capacidade de reconhecer rostos é uma tecnologia que detecta, organiza e grava as faces que aparecem no campo de visão das câmeras. Este tipo de recurso é capaz de identificar e verificar as identidades faciais de uma ou mais pessoas da cena monitorada através de um banco de dados com perfis gravados.

A detecção facial permite que buscas de perfis sejam feitas e, inclusive, sejam lançados alertas quando uma “pessoa de interesse” (ou uma non grata) entre em um campo de visão. Assim, tomam-se as providências cabíveis em um ou outro caso, como preparar a recepção adequada.

Vídeo Analytics

Quão informados estamos sobre o comportamento dos usuários dos nossos espaços? Atualmente, os movimentos, expressões e outras ações podem ser capturados instantaneamente por câmeras de segurança e fornecer dados valiosos.

Através de sensores especiais, a coleta de dados pode orientar a tomada de decisões de empresas. Imagine poder receber informações em tempo real sobre a densidade e tráfego de indivíduos em cada lugar. Por exemplo, uma loja pode ativar uma promoção quando identifica um movimento abaixo do esperado.

Também é possível destacar um maior contingente de vigilantes quando a quantidade de pessoas em um determinado espaço ultrapassar a média capaz de ser controlada pelo staff designado. Se migramos para o fluxo de veículos, por exemplo, podem ser tomadas medidas para acelerar o deslocamento de veículos – como ajustes de semáforos. As possibilidades são infinitas.

Smart Cameras

Um software específico pode ser alimentado com informações para ativar alertas conforme as necessidades dos usuários de sistemas de segurança via câmera. Isso permite que os usuários sejam notificados quando um evento à sua escolha ocorra, o que também ajuda a minimizar a ocorrência de alarmes falsos.

Além disso, a programação das funcionalidades de um sistema de vigilância também elimina a obrigatoriedade de gravar 24 horas, 7 dias por semana. A gravação pode ser programada somente para quando algo específico aconteça. É uma conexão direta com a Internet das Coisas que elimina as barreiras entre aparelhos que antes não se comunicavam.

Resumo de Vídeos

Existe também a possibilidade de reduzir os enormes arquivos de vídeo e transformá-los em resumos audiovisuais curtos e gerenciáveis. Aplicativos podem resumir somente os eventos mais importantes ao remover as informações sem valor.

Isso acontece, por exemplo, quando o recurso elimina todas as cenas com filmagem de planos sem nenhum tipo de atividade. Neste sentido, os resumos podem mostrar somente os momentos importantes e os inputs admitidos são inúmeros: DVR, NVR e outras entradas como câmeras analógicas, digitais e IP/Network.