Descubra como um sistema de monitoramento inteligente pode prevenir acidentes de trabalho

O que sua empresa faz para evitar acidentes? O Brasil é o quarto país que mais registra casos no mundo. Para reverter essa situação, o uso de tecnologias de monitoramento baseadas na internet das coisas é uma importante solução. Confira já o post e saiba mais!

Descubra como um sistema de monitoramento inteligente pode prevenir acidentes de trabalho

Já pensou nos benefícios de um sistema que permitisse monitorar acidentes em tempo real? A busca por tecnologias que oferecem essa possibilidade reflete a preocupação de gestores em ampliar a segurança, garantindo sua eficiência e reduzindo custos.

O Brasil é o quarto país com o maior índice de acidentes de trabalho no mundo. E para reverter esse quadro, soluções baseadas na internet das coisas (IoT) se tornam cada vez mais importantes. Confira o post e saiba mais!

 

A importância do monitoramento contra acidentes

Dados divulgados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança e do Trabalho em 2018 apontam que o número de acidentes de trabalho caiu pela metade de 2016 para 2017.

A princípio, a mudança parece bastante positiva. Mas uma análise mais profunda do cenário, porém, indica que a mudança que parece positiva se deve, na verdade, à queda no número de trabalhadores com carteira assinada.

Por isso, a prevenção e a adoção de medidas que favoreçam respostas rápidas ao problema ainda fazem parte dos objetivos de nossas empresas. E, para tanto, o monitoramento em tempo real é essencial.

 

A tecnologia em favor da redução de acidentes

É comum que processos industriais apresentem alto risco, o que demanda atenção ainda maior em favor da redução de acidentes. Por isso, empresas de diversos setores apostam no uso de soluções baseadas em IoT, uma tecnologia que otimiza o monitoramento em tempo real desses processos e favorece o cumprimento de medidas de segurança do trabalho.

Por meio de sistemas especialmente desenvolvidos, é possível ainda monitorar pessoas, cargas e veículos, além de realizar o controle de acesso às mais diversas áreas da empresa.

Isso significa ter total conhecimento de tudo que acontece nessa empresa e no seu entorno. O que facilita o monitoramento preventivo com a identificação de situações de risco eminente e contribui para que o tempo de resposta a problemas seja menor.

 

Aplicação do monitoramento em tempo real

O monitoramento contra acidentes em tempo real baseia-se no uso de diferentes tecnologias que podem integrar o sistema da empresa, de acordo com suas necessidades.

Na prática, contar alguns colaboradores para acompanhar diversas câmeras de vídeo ao mesmo tempo pode levar a melhorias, mas não a um cenário ideal. Por isso, a inteligência das novas tecnologias precisa ser aplicada.

Câmeras e sensores inteligentes

Para entender melhor como essa solução funciona, vamos concentrar essa explicação no uso de câmeras e sensores inteligentes.

As câmeras de uma empresa podem ser devidamente programadas para emitir alertas caso um veículo comum ou de uso industrial faça um trajeto não autorizado. A desobediência de uma proibição para virar à esquerda, por exemplo, é avisada pelo sistema, evitando possíveis colisões.

Por sua vez, sensores são podem ser utilizados para fazer uma leitura do ambiente e alertar quanto a situações irregulares. A solução evita acidentes ao avisar caso um colaborador da fábrica ultrapasse alguma zona de segurança que coloque a sua integridade física em risco.

 

Como garantir essa proteção

Para contar com soluções tecnológicas de monitoramento em tempo real, é preciso que uma empresa especializada, como a Alert System, faça uma análise e mapeamento completos do panorama local.

Assim, é possível elaborar um planejamento para o ambiente e garantir a entrega de um projeto que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Gostou da leitura? Veja também como a Alert leva as fábricas para o futuro com o uso de novas tecnologias de monitoramento e segurança!

 

 

Neste e-book, abordaremos o monitoramento de redes. Uma importante estratégia para que a sua empresa não apenas conheça, mas saiba como lidar com as suas vulnerabilidades.
Quer saber mais sobre como garantir o monitoramento de redes de um modo mais eficaz?