Como controlar o desvio de materiais na indústria?

Como controlar o desvio de materiais na indústria?

O desvio de materiais é uma realidade na indústria e pode ser causado por diversos fatores diferentes: problemas no maquinário, furtos, fornecedores que atrasam a entrega de matérias-prima, dentre muitos outros. Para evitar prejuízos e surpresas negativas, a tecnologia é uma importante aliada!

Além de aumentar o controle e evitar furtos, a adoção de soluções de controle tecnológicas também permitem que os gestores consigam prever, de maneira mais assertiva, a potenciais problemas com fornecedores, evitando surpresas na produção. Quer saber mais? Então continue lendo!

O que são os desvios de materiais?

O desvio de materiais na indústria pode acontecer por diferentes motivos, como comentamos acima. A fim de facilitar a compreensão podemos dividir os principais motivos em dois grupos principais: problemas de segurança e problemas na gestão de estoque.

No que tange à segurança, o principal motivo de desvios são furtos de materiais tanto por colaboradores da própria empresa quanto por terceiros. Já no que diz respeito ao controle de estoque, a falta de um sistema eficiente para gerir os materiais no estoque contribui para erros humanos e falhas técnicas.

A importância do planejamento

Criar um mapeamento de entrada e saída de materiais é fundamental para entender onde estão os principais problemas de gestão e os gargalos técnicos de segurança e controle. Esse mapeamento deve ser documentado, para que os gestores possam acompanhar a evolução das melhorias adotadas.

Quanto à segurança, antes mesmo de determinar qual solução contratar para a sua empresa é fundamental criar uma política. Essa fase do planejamento visa apontar os principais gargalos da segurança de uma indústria e descrever, também, quais as ações que serão adotadas em caso de ocorrências.

Uma vez que tudo esteja medido e documentado é possível escolher uma dentre as muitas soluções disponíveis no mercado:

Soluções para a falta de segurança

Independentemente da área de atuação da indústria é fundamental que os gestores invistam na segurança para evitar o desvio de materiais. Sistemas de monitoramento interno, câmeras de segurança inteligentes, adoção de alarmes e até mesmo equipes especializadas em segurança são fundamentais.

Um bom exemplo do uso da tecnologia contra furtos é o controle de por radiofrequência, também conhecido como RFID (Radio Frequency Identification). Com ele é possível identificar cada volume de um estoque e ativar um alarme automaticamente caso algo seja retirado sem autorização.

Soluções para o controle de estoque

Já para o controle de estoque existem diferentes soluções. O RFID também pode ser utilizado, junto à outras opções como o controle por código de barras. Mas, de nada adianta o controle de volumes se a indústria não conta com um software de gestão, como um ERP ou similares.

Esse é o programa de computador responsável por controlar a entrada e saída de materiais. Além de possibilitar uma visualização mais simples do que há no estoque, o sistema também permite uma tomada de decisão mais ágil, como na negociação com fornecedores ou na hora de prever que um determinado insumo está chegando ao fim.

Controle e segurança estão intimamente ligados e, por isso, é preciso considerar uma planejamento completo para não incorrer em erros ou ter prejuízos surpresa.

Entre em contato com nossos especialistas e entenda qual a melhor solução para a sua realidade!