Como treinar sua equipe na gestão de vulnerabilidades?

Não basta planejar a segurança e investir em soluções de proteção cibernética. Para que tudo isso dê resultado, é preciso garantir que a equipe de sua empresa esteja preparada para fazer a sua parte. Confira o post e saiba como treiná-la para gerenciar vulnerabilidades!

Como treinar sua equipe na gestão de vulnerabilidades?

Inserida no universo digital e cibernético, toda empresa está sujeita a riscos que ameaçam a integridade e a segurança de seus dados. Por essa razão, assuntos como a vulnerabilidade corporativa ganham mais de destaque a cada dia.

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter lido o post Gestão de Vulnerabilidades: entenda a importância. Nele, explicamos como essa tarefa é crucial para detectar e falhas que representem risco de cibersegurança e para corrigi-las garantindo a proteção da empresa.

Para que essa gestão de vulnerabilidades seja feita de forma correta, é preciso que o setor de TI tenha os recursos necessários para conquistar os resultados esperados. E, por isso, é importante treinar bem a equipe. Continue a leitura do post e saiba como!

 

# Certifique-se de que o pessoal está envolvido com a tarefa

A principal origem das vulnerabilidades corporativas é a falha humana. Por vezes, são descuidos no uso das ferramentas ou, ainda, a falta de conhecimento para identificar e lidar com riscos existentes.

Pode acontecer, por exemplo, de um colaborador se deparar com uma situação suspeita ou problema e simplesmente deixar de reportá-lo ou de buscar uma solução. Uma situação que tende a ser comum quando a equipe não conhece a gravidade dos riscos, tampouco compreende a importância de evitá-los.

Assim, é fundamental que a empresa dê orientações claras aos seus colaboradores quanto ao uso de equipamentos, aos perigos e a necessidade de seguir os procedimentos de segurança.

É esse esforço que vai garantir que a equipe entenda o seu papel e esteja atenta e envolvida na gestão de vulnerabilidades.

 

# Estabeleça e divulgue regras de conduta para a equipe

Não basta apenas conscientizar os colaboradores quanto aos riscos e a necessidade estar atento a eles. Cada membro da equipe precisa saber quais são as regras de conduta para lidar com as vulnerabilidades da empresa.

Isso não significa que sua empresa deve capacitar cada um de seus colaboradores para resolver quaisquer problemas relacionados à vulnerabilidade corporativa. E sim assegurar que todos saibam a quem recorrer e o que fazer no momento em que se depararem com alguma falha.

Dessa forma, a empresa aumenta as suas chances de obter respostas mais rápidas e assertivas para cada situação de risco. Algo que, por sua vez, contribui até para reduzir as vulnerabilidades e aumentar os níveis de proteção e segurança.

 

# Determine e faça o alinhamento das metodologias para a gestão

A gestão de vulnerabilidades pressupõe a realização constante de testes e análises que apontem problemas, seguidas de respostas que objetivem solucionar cada situação.

Para tanto, é preciso que a equipe responsável pela TI ― seja ela da própria empresa ou um parceiro em outsourcing de TI ― saiba quais são e como serão feitos esses testes.

# Aposte no uso da tecnologia como solução de gestão

A realização de testes de segurança pode ser feita de forma manual. Essa estratégia, porém, torna o processo mais lento e abre brechas para que riscos ainda não identificados ou sanados se tornem problemas concretos.

Por isso, é mais interessante contar com o uso de softwares de segurança que automatizam etapas desse processo, contribuindo para a rapidez na tomada de decisão e resposta.

Pronto para treinar sua equipe para a gestão de vulnerabilidades? Conheça os serviços da Alert System e saiba como podemos ajudar!