proteção de perímetro - Blog da Alert System

Conheça a importância da Proteção de Perímetro

A proteção de perímetro de grandes áreas, como armazéns, condomínios e complexos industriais exige uma estratégia de vigilância e segurança complexa, normalmente desenvolvida em camadas ou onion rings.

Esta técnica consiste em determinar o ponto central a ser protegido e, a partir dele, construir camadas de segurança para evitar invasões. Para que este sistema seja eficaz, é preciso realizar a combinação de uma série de tecnologias e dispositivos visando espantar os invasores.

Neste post, você vai entender a importância de desenvolver tal mecanismo de proteção e quais tecnologias podem ser utilizadas. Vamos nessa?

Por que proteger o perímetro

Quando você tem uma grande área a ser protegida, não basta implementar soluções de segurança isoladas, como controle de acesso e cerca eletrificada, por exemplo. Os invasores estão cada vez mais informados a respeito de tecnologias e estudam cuidadosamente todos os pontos falhos da sua segurança para aproveitarem-se deles no momento mais propício.

É por esta razão que a combinação de dispositivos de segurança é a forma mais indicada de proteger o seu patrimônio. Mesmo que o sistema de segurança da camada externa seja identificado, os controles internos são de maior dificuldade de conhecimento, o que vai pegar qualquer intruso de surpresa.

Como fazer a proteção de perímetro

Existem diversas soluções de segurança para controle de perímetro no mercado, as quais podem ser combinadas e integradas para oferecerem uma proteção de maior qualidade. Conheça algumas delas:

Sensores infravermelhos

Os sensores infravermelhos identificam movimentações suspeitas a qualquer hora do dia ou da noite. Caso um invasor se aproxime do seu perímetro de segurança, automaticamente você será informado de que há algo de errado.

Perturbação em cercas

Também é possível detectar qualquer perturbação em cercas por meio de tecnologia própria. Imagine que um intruso está prestes a escalar a sua cerca que, aparentemente, parece inofensiva. O simples balanço da cerca acionará seus outros sistemas de segurança, avisando sua central de que existe uma perturbação que deve ser verificada.01

Sistema de CFTV IP

O monitoramento por imagens através de um sistema de CFTV IP é uma das tecnologias mais eficazes para proteger perímetros. Utilizando o recurso de análise de vídeo você pode preestabelecer padrões considerados de risco para que o sistema atue com autonomia sem depender da interferência humana . As opções de câmeras são grandes e você pode distribuí-las estrategicamente por todo o terreno, visando monitorar pontos de maior risco. As imagens são gravadas em alta definição e a implementação deste sistema de segurança inteligente é fácil e rápida.

Controle de acesso

Outra maneira de reforçar seu sistema de proteção de perímetro é adotar medidas de controle de acesso, restringindo a entrada de pessoas estranhas à área monitorada. Isto pode ser feito por meio de crachás com etiqueta RFID, mas também por meio de sistemas mais avançados, como biometria, leitura facial, tokens e pins.

O ideal é que para as pessoas autorizadas a trafegar pelo local, como funcionários, haja a combinação de dois ou mais métodos de controle de acesso, como biometria e pin, por exemplo.

Para saber qual é a combinação exata de recursos a serem instalados para proteger o perímetro do seu patrimônio, o correto é contar com empresas especializadas em segurança patrimonial, as quais contam com profissionais capacitados para entender os pontos falhos da sua segurança e desenvolver uma estratégia condizente com a sua realidade.

Você já conta com um serviço de proteção de perímetro? Considera este tipo de solução eficiente? Deixe seu comentário!