Desafios em logística: especialista explica como a IoT pode contribuir para superá-los

Dois engenheiros discutindo logística

Desafios em logística: especialista explica como a IoT pode contribuir para superá-los

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mais de 50% dos empreendedores do ramo de logística pretendem ampliar o tamanho de suas frotas e retomar um investimento consistente em seus negócios. No entanto, com esse crescimento os desafios tendem a aumentar. Por outro lado, uma das apostas do mercado para vencer esses obstáculos é o investimento em tecnologias de ponta vinculadas à Internet das Coisas (IoT).

É isso o que destaca Mauro Sergio Peres, diretor comercial da empresa especialista em soluções integradas para segurança de processos, pessoas e patrimônio, Alert System. De acordo com ele, são os principais desafios da área de logística o alto índice de roubos e furtos em cargas de caminhões, o desvio dos produtos internos estocados e os acidentes com empilhadeiras.  

Desafios em logística: de acordo com Peres, a IoT pode ser a solução 

Para cada um desses problemas, Peres aponta a solução voltada para a IoT: “Dispositivos de rastreamento e telemetria de carga com dados de geolocalização, como os desenvolvidos pela Alert System, ajudam a prevenir os furtos de carga. Com eles, é possível ter maior controle de rotas, acompanhar dados comportamentais do motorista e rastrear veículos com imagens e câmeras em tempo real.” 

No que se refere ao desvio de produtos, Peres confirma que, através de dispositivos IoT apoiados por imagens de câmera e controle de acesso em áreas segregadas, é possível rastrear os produtos na própria área interna da empresa. Assim, elimina-se o risco de furto e desaparecimento de mercadoria. 

“Com a Internet das Coisas, também conseguimos prever acidentes de trabalho. No setor de logística, eles acontecem especialmente com funcionários encarregados de operar empilhadeiras. Além disso, é mais fácil controlar a circulação de pessoas em áreas de acesso restrito e de risco – ou seja: há maior preocupação com a segurança do trabalho”. 10

Entre os benefícios da implementação da IoT em empresas de logística, Mauro Sergio Peres aponta a redução significativa na apólice de seguro, menores riscos de acidentes envolvendo colaboradores e carga e redução de custo mensal com sistemas de segurança ineficazes. 

Quer saber mais sobre prevenção prejuízos e perdas na área de logística? 

Para mais informações sobre essa e outras tecnologias de prevenção, segurança e monitoramento envolvendo a área de logística, fique de olho no blog da Alert System.