Entenda o perfil do bom profissional de segurança

O que faz um bom profissional de segurança? Há diferentes características que formam o perfil ideal daquele a ser contrato para garantir a proteção de um local e de seus frequentadores. Confira o post de hoje para saber mais!

Entenda o perfil do bom profissional de segurança

A segurança é uma preocupação constante e crescente para residências ou áreas comerciais. Por isso, a contratação de um profissional especializado para manter a proteção local é uma escolha comum.

Você está considerando contar com um segurança? Continue a leitura do post e descubra quais características formam o perfil de um bom profissional, capaz de cumprir bem com a sua função!

 

# Tem boa apresentação

É imprescindível que quem trabalha com segurança tenha postura condizente com a ideia que seu cargo precisa passar. Seriedade, firmeza e preparo para lidar com situações de risco, são alguns exemplos. Tudo isso, claro, sem se transformar em uma figura ameaçadora para aqueles que devem ser protegidos.

O profissional de segurança aposta na formalidade, tem um perfil mais sóbrio, que contribui para transmitir a sensação de que aquele local está, de fato, sendo devidamente protegido.

 

# Sabe ser discreto

O segurança precisa acompanhar movimentações suspeitas e até resolver problemas como pequenos furtos (comuns em lojas, por exemplo), sem gerar alarde. Isso porque seu comportamento não deve causar qualquer tipo de desconfiança ou pânico por parte dos demais frequentadores do local.

Além disso, a descrição também faz parte da proteção das informações do local (vias de acesso, horários de funcionamento, etc.) e das pessoas e dos negócios ali desenvolvidos.

 

# Sabe se comunicar bem

Ser receptivo e cordial com os frequentadores do local dá a eles uma impressão positiva quanto à presença de um profissional da área. Em outras palavras, minimiza a ideia de que estão em um espaço que precisa de proteção por ser perigoso ou estar exposto a riscos. Em vez disso, destaca a ideia de que ali cuidam de sua segurança.

Além disso, a comunicação clara e correta é indispensável para que o profissional consiga passar informações e instruções à sua equipe. Sempre com autoridade, tranquilidade e firmeza necessários para transmitir ordens ou demandas para garantir a proteção local.

 

Ebook grátis – clique e baixe o seu.

 

# É disciplinado

Ninguém quer contratar um profissional irresponsável ou incapaz de cumprir com as rotinas de segurança do local. Trabalhos de rondas, acompanhamento de fluxo de pessoas e vistoria de espaços podem ser morosos. Além disso, longas horas de trabalho podem desmotivar o devido cumprimento das tarefas.

Por isso, para além da importância do serviço realizado, profissionais de segurança precisam ser disciplinados. É essa disciplina que garante que eles se mantenham firmes, atentos e ativos ao longo de toda a sua jornada de trabalho.

 

# É atento e tem boa memória

Pessoas mal-intencionadas nem sempre anunciam a sua presença. Muitas vezes, elas são discretas e tentam passar despercebidas enquanto invadem ou furtam algo. Por isso, é imprescindível que o profissional de segurança seja atento para perceber movimentações atípicas e acompanhá-las devidamente.

Além disso, precisa ter boa memória visual para identificar pessoas que demonstrem interesse suspeito, como as que rondam os locais antes de realizar um furto ou roubo, por exemplo.

 

# Tem boa capacidade de reação

Profissionais de segurança precisam agir rápido e de forma assertiva em caso de problemas. E precisam fazer isso considerando as demais características de seu perfil e da própria função, como a já mencionada descrição.

É interessante ter em mente que um profissional despreparado para a função pode se sair bem em dias tranquilos. Mas, perante uma emergência de falha de segurança, pode não saber o que fazer, precipitando-se ao agir ou simplesmente não fazendo o que deveria para corrigir a situação.

Gostou do post? Leia também Vantagens da tecnologia na sua segurança e saiba como unir profissionais e “máquinas” em favor de sua proteção!