Inteligencia artificial na segurança do seu negócio

Inteligência artificial: os novos rumos do monitoramento empresarial

A falta de monitoramento empresarial traz prejuízos milionários a centenas de empresas anualmente. 77% das empresas ativas já reportaram casos de fraudes internas, com prejuízos de menos de 1 milhão de reais.

Some a isso os casos de furtos e roubos, desperdício de recursos por má conduta de funcionários, perdas ocasionadas em transporte de mercadorias e multas aplicadas à empresa por falta de observação de normas e procedimentos de qualidade por parte dos trabalhadores e você verá que boa parte do seu faturamento é desperdiçado.

Mas não precisa ser dessa maneira. O monitoramento empresarial vem evoluindo constantemente, e hoje temos a capacidade de implementar novas soluções, por exemplo, usando a inteligência artificial (AI) – para promover a segurança do seu patrimônio. Que tal conhecer algumas delas?

Análise de vídeo inteligente

Estamos acostumados com os sistemas de monitoramento por CFTV, onde as imagens são transmitidas para uma central comandada por pessoas. Cabe aos profissionais dessa central analisarem as imagens e determinarem se há risco ou não.

Com a inteligência artificial, o papel desses profissionais muda completamente. A tecnologia analisa criteriosamente os ambientes da empresa, aprendendo a rotina normal de trabalho. Quando há uma situação que foge ao comportamento padrão, um alarme é acionado e sua equipe tática pode se deslocar rapidamente até o local.

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é eliminar as falhas humanas. Estudos apontam que a capacidade de uma pessoa em manter-se atenta a determinada atividade não ultrapassa os 20 minutos. Após esse período, a atenção decai e as falhas podem ocorrer.

Análises preditivas

Sistemas de monitoramento comandados por vídeo inteligente também podem realizar análises preditivas, isto é, determinar quando uma ação pode ocorrer.

Digamos que um funcionário apresente comportamento suspeito, como tentar entrar na sala da diretoria após o horário de expediente por vários dias seguidos. Como esse comportamento não é usual, a tecnologia aponta a situação para sua central de inteligência, que pode tomar medidas preventivas para que não haja prejuízos.

O mesmo princípio pode ser aplicado a qualquer tipo de organização. Uma empresa que trabalhe no setor de alimentos pode inspecionar se os funcionários seguem as melhores práticas de higiene e manipulação de alimentos por meio dessas câmeras, detectando quando há desvios.

Uma loja de departamentos pode evitar furtos, um condomínio empresarial pode monitorar os visitantes, escolas podem evitar invasões e agressões em seu interior.

Maior capacidade de decisão

A inteligência artificial, quando aplicada ao monitoramento empresarial, ajuda na otimização do trabalho de segurança, traz maior precisão nas análises e permite a tomada de ações preventivas.

Como o poder de aprendizagem da AI é enorme, basta você ensinar seu sistema de monitoramento o que é permitido e o que não é. A partir daí, a tecnologia faz o trabalho sem precisar de descanso, alimentação ou reposição de energias.

Seu ambiente fica monitorado e protegido durante 24 horas sem falhas, o que evita os prejuízos que temos enfrentado nos últimos anos por falta de investimentos nessa área.

Gostou de saber mais sobre inteligência artificial no monitoramento empresarial? Compartilhe este conteúdo!