Monitoramento de furtos: como evitar perdas no varejo?

Monitoramento de furtos: como evitar perdas no varejo?

Seu estabelecimento já conta com uma solução de monitoramento contra furtos? O varejo brasileiro registrou perda de US$2,34 bilhões, segundo o portal NOVAREJO, em razão de furtos e roubos cometidos por visitantes e funcionários.

Em todo o mundo, os furtos são a maior causa de perda para as empresas. Porém, a média de casos no Brasil é maior do que a global e, para reverter esse quadro e evitar passar pelo problema, é preciso adotar estratégias de prevenção e segurança. Confira o post e descubra o que fazer!

O que são e como acontecem os furtos

Diferente dos roubos, em que o ladrão faz contato com a vítima, muitas vezes de forma violenta, o furto é silencioso e discreto. Furtos são ações que acontecem sem que haja qualquer abordagem com o intuito de extrair objetos de valor ou dinheiro das vítimas.

No varejo, são aquelas situações em que alguém mal-intencionado retira algo das prateleiras do estabelecimento e não passa pelo caixa, saindo sem que ninguém perceba o fato.

Em muitos casos, os colaboradores da loja só percebem que um furto aconteceu quando chega o momento de dar baixa no caixa ou fazer o balanço do mês.

Seu estabelecimento já passou por isso ou você teme que casos de furtos aconteçam? Saiba que é possível evitar essa situação!

Uso de câmeras no monitoramento contra furtos

O uso de câmeras para monitoramento não é novidade no varejo. Para que essa estratégia funcione, porém, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada para analisar o ambiente e escolher o melhor posicionamento para os equipamentos.

Dessa forma, garante-se que os ladrões, que costumam ser muito espertos, tenham dificuldades em encontrar formas de driblar as câmeras e conseguir realizar seus furtos apesar delas.

Em outras palavras, você passa a tirar o máximo de proveito do sistema de monitoramento por vídeo instalado em seu estabelecimento. Assim, seus colaboradores e você terão melhores condições de acompanhar a movimentação interna e também externa, com o objetivo de identificar comportamentos suspeitos e evitar perdas por furtos.

Uso de analíticos de vídeo para aumentar a eficiência do monitoramento

A depender do tamanho de seu estabelecimento, de suas características internas e do volume do fluxo de pessoas o monitoramento por CFTV IP pode não ser o bastante.

Imagine um cenário em que uma loja com poucos colaboradores em um horário de muito movimento. Em meio às tarefas de prestar atendimento, checar a disponibilidade de produtos no estoque e concluir a compra, pode faltar tempo para checar os vídeos.

Alguns segundos de deslize podem ser suficientes para que ladrões cometam seus furtos. Por isso, é importante saber que a tecnologia já permite soluções que vão além do simples acompanhamento das imagens. O uso integrado de um software analítico de vídeo aumenta o poder das câmeras.

Esse tipo de sistema analisa automaticamente e em tempo real as imagens capturadas no estabelecimento. E pode ser programado para emitir alertas caso detecte irregularidades. Uma solução útil que complementa o trabalho dos responsáveis pela segurança do local e aumenta as chances de sucesso na prevenção de furtos.

Ficou interessado em conhecer melhor essa tecnologia? Entre em contato e conheça as soluções da Alert System!

 

Neste e-book, abordaremos o monitoramento de redes. Uma importante estratégia para que a sua empresa não apenas conheça, mas saiba como lidar com as suas vulnerabilidades.
Quer saber mais sobre como garantir o monitoramento de redes de um modo mais eficaz?