O que é VMS e como sua empresa pode se beneficiar dele

O que é VMS e como sua empresa pode se beneficiar dele

Com a evolução rápida da tecnologia e o aumento da criminalidade em algumas regiões, o mercado da segurança e vigilância está cada dia maior e mais eficiente. As empresas, condomínios e indústrias nunca investiram tanto em segurança e, como consequência de todos estes fatores, esse mercado cresce mais a cada ano.

Conforme esses sistemas de vigilância foram expandindo, tornou-se cada dia mais importante usar câmeras megapixel de alta resolução e integrar os sistemas de controle de acesso e gerenciamento de edifícios aos outros serviços de segurança. Com toda esta demanda, foi necessário o desenvolvimento de sistemas robustos para fazer a gestão das câmeras de vigilância de forma inteligente. Continue lendo e entenda mais sobre essa solução:

O que é VMS?

Acrônimo de Video Management System, trata-se de um software de gerenciamento de vídeo que permite que você grave e visualize vídeos de monitoramento ao vivo e simultaneamente a partir das mais diversas câmeras de vigilância, sejam elas analógicas com alarmes ou baseadas em IP.

Quando são integradas às câmeras IP, elas se tornam mais flexíveis e expansíveis do que os sistemas baseados em DVR. Com isso, as equipes de vigilância e segurança podem usar um software VMS para monitoramento inteligente ao vivo ou para fins de investigação com as imagens arquivadas.

Sendo atualmente a solução mais mais utilizada na indústria, um VMS pode se integrar com uma ampla gama de sistemas de terceiros, incluindo drivers de dispositivos, controle de acesso, análise de vídeo, automação de edifícios e sistemas de gerenciamento de alarmes.

O que um software VMS pode fazer?

Um grande benefício de um Video Management System é que você pode gerenciar de forma centralizada um número ilimitado de dispositivos diferentes, localizados em qualquer lugar, podendo ser integrado a mais de 3000 dispositivos de todos os principais fabricantes.

Ele também controla como cada usuário visualiza o software VMS, dada a possibilidade da pessoa estar em diferentes lugares geograficamente e nas mais diversas funções. Pode, também, manter uma log de comportamento de exibição de vídeo no banco de dados.

O software VMS pode fazer uma análise de imagem e disparar a gravação do vídeo apenas se determinada situação ocorrer, ou criar parâmetros para determinada ação como gerar um alarme sonoro, trazer a imagem ampliada em tela cheia ou pelo smartphone, enviar e-mail com foto, entre outros.

O VMS possui diversas outras funcionalidades e, se configurado corretamente, aumenta a eficácia da vigilância com os recursos analíticos de imagem e otimiza o tamanho da equipe de operadores de sua empresa.

Quer saber mais sobre os softwares VMS? Vamos explorar as funcionalidades destes softwares em outro post, então fique ligado! Assine nossa newsletter para saber mais sobre Video Management System.