Porteiro ou segurança? Quando contratar cada um!

Porteiro e segurança

Porteiro ou segurança? Quando contratar cada um!

Você sabe a diferença entre o serviço de um porteiro e o de um segurança? Na prática, é comum que esses profissionais assumam funções parecidas. Porém, é importante saber que eles cumprem papéis diferentes para saber qual contratar em cada situação.

O objetivo deste post é fazer com que você entenda melhor o serviço desses profissionais. Dessa forma, terá condições de avaliar qual deles precisa contratar para alcançar seus objetivos e manter a segurança de residências ou espaços comerciais. Acompanhe!

A diferença entre porteiro e segurança

Ainda que porteiros e seguranças acabem cumprindo funções relativas ao serviço do outro, essa situação não é a ideal. Para entender o porquê, é importante saber em que as duas atuações se diferem. Veja só:

Porteiro — é o profissional designado a cuidar da portaria, acompanhando o fluxo de pessoas e cumprindo os procedimentos de entradas e saídas. Deve garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao espaço e fazer registros que possam ser consultados em casos de problemas de segurança.

Além disso, o porteiro recebe encomendas e certifica que serviços anunciados realmente tenham sido contratados no local.

Segurança — é o profissional contratado para garantir a segurança do local. Sua principal função é atuar em prol da proteção do espaço e das pessoas ali presentes. Para tanto, vigia vias de entrada e saída e realiza rondas para garantir que não há invasões ou outros comportamentos de risco em curso.

Um profissional para as duas funções: por que não?

A contratação de um mesmo profissional para cumprir com as funções de porteiro e segurança é algo que tende a acontecer com o objetivo de economizar gastos.

Porém, essa é uma economia que pode acabar custando caro. Sobretudo em locais em que o fluxo de pessoas é intenso ou que possuem áreas maiores a serem protegidas.

Ocupado em acompanhar e registrar quem entra e quem sai do local, o porteiro dificilmente consegue fazer rondas frequentes. E, ao sair para vistoriar a área, abandona a portaria, favorecendo a entrada de pessoas não autorizadas. Além disso, pode não ter o preparo necessário para saber como se portar em casos de ruptura da segurança local.

Por sua vez, focado em seu serviço de vigiar o espaço, o segurança pode deixar a portaria vazia por tempo demais. A situação, além de prejudicar a proteção do local, pode atrasar o fluxo de entrada e saída e causar transtornos.

Em outras palavras, contratar um profissional para duas funções é impedir que as suas atribuições sejam devidamente cumpridas.

O Mundo da TI não para, e as ameaças não cessam. O que será feito para proteger as informações até 2020? Baixe seu eBook grátis.

 

Então, qual contratar?

Com tudo isso em mente, é fácil inferir que há locais que precisam de um (ou mais) profissional para cada função. Do contrário, não contará com uma solução eficaz o bastante para a garantia de sua proteção.

Mas, há casos em que apenas um dos dois profissionais pode ser o suficiente. Por exemplo, áreas com poucos pontos de risco ou de acesso e que contam com serviços de câmaras — como as apresentadas no post Câmera CFTV na segurança condominial — e vigilância remota podem ser bem atendidas apenas com um porteiro.

 

Por sua vez, se o fluxo de pessoas no local é baixo, mas a área a ser vistoriada é ampla e vulnerável, o segurança pode ser a escolha ideal. Nesse caso, o profissional pode ser acionado por um sistema de comunicação sempre que precisar se dirigir à portaria, por exemplo.

Conclusão

A decisão quanto a qual profissional contratar depende das necessidades e características de cada local. Para assegurar a proteção, é importante não sobrecarregar porteiro ou segurança com atribuições que não condizem com o seu serviço.

E, ao identificar ser possível contar com apenas um desses profissionais, é interessante contar com soluções tecnológicas que auxiliem seu trabalho em favor da segurança local.

Precisa de soluções de segurança que podem ajudar seu porteiro ou segurança? Fale com a Alert System e conheça nossos serviços!