Sobre a importância de apostar na segurança do software de sua empresa

Sobre a importância de apostar na segurança do software de sua empresa

Sobre a importância de apostar na segurança do software de sua empresa

Você já considerou investir em soluções de automação de segurança para a sua empresa? Os riscos associados ao uso da tecnologia não costumam ser apresentados em conjunto aos seus benefícios. Por isso, muitos gestores não consideram ou sequer conhecem essas ameaças.

Para garantir que sua empresa colha os benefícios sem se expor aos riscos, é importante buscar ferramentas de proteção, como um software de segurança ou um software de monitoramento de rede. E é sobre essas questões que este post se trata. Acompanhe!

 

Benefícios x riscos: conheça o paradigma da segurança

Você sabe por que não é tão comum destacar os riscos do uso de tecnologias? Isso acontece porque a premissa das soluções tecnológicas que você e os demais colaboradores usam diariamente é mesmo facilitar a rotina da empresa.

Quando essas soluções começaram a ser inseridas em ambiente corporativo, elas funcionavam de forma mais isolada. E isso significa que os problemas e ameaças dificilmente se alastravam por toda empresa.

Diferente disso, atualmente as aplicações, sistemas e redes estão interligados. E isso faz com que falhas tenham potencial para afetar vários equipamentos, comprometer um volume alto de informações e prejudicar o trabalho de muitos setores.

 

Porque investir na segurança do software de sua empresa

A intensificação do uso de soluções tecnológicas expõe sua empresa a riscos. No post Gestão de Vulnerabilidade: entenda a importância, explicamos que muitos desses problemas estão relacionados à falha humana no uso das aplicações e da rede, além de falhas em equipamentos, sistemas e aplicações.

Basicamente, isso faz com que não seja possível obter os benefícios da tecnologia sem ter de lidar com seus riscos. É claro que a solução não é abdicar do uso dessas ferramentas, mas sim investir em formas de garantir a proteção da sua empresa para evitar transtornos.

Para tanto, sua empresa vai precisar contar com recursos específicos como os já mencionados software de segurança e software de monitoramento de rede. Esses programas realizam uma espécie de rastreamento das aplicações utilizadas de modo a detectar fraquezas e brechas de segurança.

A partir disso, é preciso contar com mecanismos de “resposta” que promovam a correção desses problemas e evitem que provoquem uma situação grave para a empresa.

 

A importância de contar com soluções terceirizadas

Colocar em prática as ações de monitoramento e correção apontadas, ainda que cruciais para a empresa, não são tarefas fáceis. Mesmo que seja possível contar com programas de automação de segurança, nem sempre há disponibilidade de pessoal qualificado para atuar internamente com esse objetivo.

Em outro post do blog, o Como treinar sua equipe na gestão de vulnerabilidades?, apresentamos o caminho a ser percorrido por empresas que decidem contar com a força interna para gerenciar a sua segurança em TI.

Porém, é importante ressaltar que até mesmo para implementar o uso de um software de segurança é preciso contar com ajuda especializada. O que beneficia também a manutenção dessa solução que precisa ser aplicada de forma contínua. Por isso, buscar soluções terceirizadas faz a diferença para garantir a proteção da sua empresa.

 

 

Chegou a hora de investir na segurança do software de sua empresa? Conheça os nossos serviços e saiba como a Alert System pode ajudar!