Soluções em pagamentos eletrônicos: contratar ou desenvolver de forma personalizada?

Soluções em pagamentos eletrônicos: contratar ou desenvolver de forma personalizada?

As empresas que utilizam pagamento eletrônico andam se deparando com ofertas de negócio revolucionárias no mercado desde que as regras para pagamentos eletrônicos foram facilitadas pela legislação e pelo Banco Central, em meados de 2015.

Surgiram diversas formas de pagamento, possibilidades e facilidade de acesso aos sistemas financeiros, o que gerou um boom de empresas intermediadoras oferecendo soluções rentáveis e consultorias especializadas em gestão de pagamentos eletrônicos.

Porém é preciso prestar muita atenção ao contratar um software de pagamento eletrônico para que ele atenda totalmente às expectativas do seu negócio. Vamos descrever as vantagens e desvantagens de ter um software de pagamentos eletrônicos pronto ou de desenvolver uma solução personalizada para a sua empresa. Confira!

1. Custo

Neste quesito quem ganha são as soluções prontas que existem no mercado. Atualmente algumas empresas oferecem pacotes mensais para a intermediação simples e descomplicada das soluções em pagamentos eletrônicos, mas é necessário analisar com cuidado esses valores a longo prazo e o que eles realmente oferecem nos pacotes, pois normalmente são somente transacionais e não possuem nenhuma gestão da informação.

2. E-commerce: conversão

Quando se trata de e-commerce, é importante verificar se o software de pagamento eletrônico considera o checkout transparente, ou seja, se a saída para o pagamento é invisível ao usuário que está finalizando a compra no site.

Este recurso é decisivo porque cerca de 11% das vendas deixam de converter se o cliente tiver que ir para outra página para finalizar o pagamento (checkout padrão).

  1. Integração do software de pagamento eletrônico

Talvez a maior vantagem ao desenvolver as soluções em pagamento eletrônico seja a integração com a plataforma já existente na empresa. Essa relação permite inclusive a automação dos processos, como o desenvolvimento da integração aos sistemas contábeis, sinalizações ao centro de custo e remessa de despesas.

Ao comprar uma solução pronta dificilmente existe integração com as demais áreas da empresa e a integração do sistema de pagamento eletrônico ao e-commerce, por exemplo, costuma ser uma tarefa complicada e normalmente é a plataforma existente que precisa se adaptar, gerando custos adicionais de desenvolvimento.

  1. Personalização

Normalmente as soluções em pagamentos eletrônicos prontas no mercado contemplam conciliação bancária, EDI, pagamentos recorrentes, antecipação de recebíveis e alguns relatórios de análise de vendas e desempenho, mas não podem ser personalizadas e adaptadas às regras de negócio ou aos acordos de níveis de serviço existentes, bem como adequadas ao relacionamento da empresa com os bancos e operadoras.

  1. Relatórios

Quando o software de pagamento eletrônico é desenvolvido por uma empresa especializada é possível gerar diversos relatórios totalmente adequados ao seu negócio, como:

  • Relatórios e gráficos gerenciais;
  • Relatórios de performance e conectividade sistêmica;
  • Dashboard integrado com o financeiro/contábil;
  • Painel de vendas e performance com o comparativo dos vendedores.

Com base nas informações acima você poderá analisar e encontrar dentre as soluções em pagamento eletrônico, a que mais se adapta ao seu negócio.

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