Sua marca e o meio ambiente: como está essa relação?

Marca e meio ambiente

Sua marca e o meio ambiente: como está essa relação?

Iniciativas sustentáveis aumentam o valor de mercado de uma empresa em 4% e, no Brasil, 74% dos consumidores preferem produtos e serviços de empresas que tenham essa preocupação. É o que apontam pesquisas feitas pela Management & Excellence e pela Nielsen Holdings.

O que a sua marca faz em prol do meio ambiente para, além de minimizar impactos negativos da produção, se destacar no mercado e conquistar a clientela?

A importância da relação marca e meio ambiente

Ao longo de décadas, a atividade industrial baseada em antigos modelos produtivos teve e continua tendo sua parcela de responsabilidade no uso extensivo de recursos naturais.

Paralelo a isso, a consciência coletiva em prol da preservação e de um desenvolvimento mais sustentável segue se fortalecendo. Por isso, é crescente a busca por soluções que tornem possível produzir mais, gerando menos impacto negativo ao meio ambiente e à sociedade.

É por essa razão que, como apontam as pesquisas já mencionadas, tanto o mercado quanto os consumidores reagem favoravelmente a marcas que adotam iniciativas sustentáveis.

Atualmente e cada vez mais, a escolha de se manter indiferente a essa realidade resulta em perda gradativa de competitividade e de valor. Assim, tanto pelo bem do planeta quanto da própria marca, estreitar essa relação com o meio ambiente é de o caminho para prolongar sua existência e aumentar suas chances de sucesso.

A sua marca e o meio ambiente

As chamadas iniciativas sustentáveis estão ao alcance de empresas dos mais diversos segmentos. Para tanto, não é preciso reformular por completo os processos produtivos, tampouco os serviços ou produtos.

O caminho passa pela realização de mudanças estratégicas que sejam reflexo da preocupação da marca em minimizar os danos que causa. Algo que, inclusive, atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei nº 12.305/10 que prevê a redução na geração de resíduos ao longo de todo o processo produtivo.

Em suma, toda empresa gera resíduos que podem contaminar o solo, a água e o ar. Ou ainda ter desdobramentos de maior impacto imediato, como a ocorrência de incêndios não-controlados decorrentes da interação entre elementos químicos, por exemplo.

Assim, é preciso pensar essa produção de outra forma e apostar na inovação. Uma ideia que vai ao encontro do fortalecimento do conceito de indústria 4.0, que reflete a implementação de soluções altamente tecnológicas nas rotinas produtivas da empresa.

A tecnologia para aliada para estreitar essa relação

Uma empresa pode inovar e reduzir os impactos de seus processos produtivos ao apostar em tecnologias avançadas de monitoramento. Soluções baseadas em internet das coisas (IoT) permitem acompanhar remotamente toda a produção, inclusive a geração de resíduos.

No post Descubra como um sistema de monitoramento inteligente pode prevenir acidentes de trabalho, apresentamos ideias e tecnologias que se estendem à prevenção de falhas.

Por exemplo, é possível combinar um sistema de monitoramento por câmeras à análise de vídeo. O resultado é uma solução inteligente que analisa as imagens capturadas e emite alertas ao detectar situações incomuns que possam levar à contaminação por resíduos.

Além disso, soluções customizadas de hardware e software potencializam a coleta de dados sobre a produção, o que permite à empresa entender como otimizar seus processos de forma a gerar menos resíduos e reduzir os impactos ambientais.

Quer saber mais sobre as tecnologias que podem estreitar a relação entre sua marca e o meio ambiente? Entre em contato e conheça os serviços que a Alert System tem a oferecer!

 

Neste e-book, abordaremos o monitoramento de redes. Uma importante estratégia para que a sua empresa não apenas conheça, mas saiba como lidar com as suas vulnerabilidades.
Quer saber mais sobre como garantir o monitoramento de redes de um modo mais eficaz?