Confira como investir em segurança pode contribuir para as práticas ESG da sua empresa.
A crescente conscientização sobre a importância das práticas ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança em português) nas empresas tem feito com que elas busquem soluções mais eficientes e abrangentes aos três pilares: meio ambiente, social e governança. Afinal, o compromisso das instituições com os princípios ESG é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Mas, você sabia que ao investir em segurança patrimonial, as empresas também estão investindo em práticas ESG? Acompanhe a leitura!
Sigla E (Ambiental)
Em prol do meio ambiente (o ‘E’ de ESG), as companhias costumam adotar ações que protegem o planeta, como economia de recursos naturais, descarte correto de materiais utilizados no desenvolvimento de produtos, reciclagem, entre outras.
Com a segurança patrimonial, as empresas investem em soluções preventivas para evitar acidentes como incêndios, vazamentos e descarte inadequado de resíduos, que possam prejudicar o meio ambiente.
Sigla S (Social)
Visando à responsabilidade social (o ‘S’ de ESG), empresas buscam ações que tragam melhorias à sociedade, à comunidade na qual estão inseridas e aos seus colaboradores, como projetos sociais, de inclusão, de segurança do trabalho, etc.
Um ambiente de trabalho seguro e protegido promove o bem-estar dos colaboradores, reduzindo o índice de absenteísmo e contribuindo para um clima organizacional positivo.
Sigla G (Governança)
Agora, quando falamos de governança corporativa (o ‘G’ de ESG), a segurança patrimonial contribui ao mitigar riscos financeiros relacionados a perdas patrimoniais, assegurar a continuidade das operações da empresa em caso de incidentes, promover a conformidade com leis e regulamentações.
Empresas que adotam práticas robustas de segurança patrimonial demonstram compromisso com a ética e a transparência, o que é fundamental para a construção de relações de confiança com investidores, clientes e parceiros.
ESG também é investir no cuidado com as instalações
Ao aplicar o conceito de ESG no âmbito da segurança patrimonial, destacamos importância de a empresa cuidar e proteger suas instalações, adotando as seguintes medidas:
- Investir em sistemas de segurança que evitem invasões;
- Implementar soluções de controle de acesso que evitem crimes e protejam colaboradores;
- Instalar equipamentos que auxiliem na detecção de invasões, como alarmes, câmeras, sensores, etc.
A empresa que assume um compromisso com segurança patrimonial está também investindo em gestão de risco e planejamento estratégico, oferecendo mais segurança aos seus colaboradores e aumentando a tranquilidade de CEOs, gerentes e acionistas.
Como a solução de Monitoramento Perimetral da Alert auxilia as empresas
Com o Monitoramento Perimetral da Alert, as empresas contam com sistemas inteligentes e altamente tecnológicos que previnem e detectam a invasão de pessoas não desejadas e criminosos em perímetros delimitados. Dentre as soluções, estão:
- CFTV (sistema de monitoramento com câmeras de alta resolução e câmeras termográficas);
- equipamentos para Controle de Acesso (catracas, portas automáticas, biometria, reconhecimento facial, leitura de TAGs)
- alarmes de intrusão
- sensores
- radares e muito mais.
Implementar a solução de Monitoramento Perimetral é mostrar boa governança e cuidado com o patrimônio. Afinal, é melhor investir em prevenção do que gastar recursos financeiros para cobrir danos causados por invasões, roubo e vandalismo.
Acesse o site da Alert aqui e entre em contato para saber mais!