Inteligência Artificial e seus riscos para a proteção de dados

Considerada um dos grandes avanços tecnológicos dos últimos tempos, a IA pode representar maior risco de vazamento de dados se for usada indevidamente.

Quando o assunto são tecnologia e segurança , um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas hoje em dia é o vazamento de dados. Diariamente, acompanhamos notícias de ataques de hackers em sistemas que causam muita dor de cabeça e prejuízo para os negócios.

Isso porque as empresas são responsáveis pelos dados de seus clientes e precisam investir pesado em cibersegurança para evitarem ataques e violações. Caso contrário, estarão sujeitas a penalidades e multas de altíssimo valor por não estarem em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor no Brasil desde 2020.

Segundo o relatório anual de Custo de uma Violação de Dados  da IBM Security, só em 2022, o custo global gerado por vazamento de dados foi de 4,45 milhões de dólares.

Mas e quando esse tipo de violação  ocorre não pela ação humana e, sim, por meio de uma tecnologia relativamente recente? Essa é a discussão do momento no segmento tecnológico: o vazamento de dados por Inteligência Artificial.

O portal de notícias Hardware, por exemplo, informou que o Brasil é o terceiro país mais afetado por uma recente falha no ChatGPT (uma das mais populares ferramentas de IA), na qual dados pessoais dos seus assinantes foram vazados.

Como ocorre o vazamento de dados por IA?

Em linhas gerais, os vazamentos de dados podem ocorrem quando as pessoas se cadastram em ferramentas de IA. Ao transmitirem suas informações pessoais a essas plataformas, passam a integrar o seu banco de dados. E é aí que o ataque cibernéticopode acontecer.

Outro problema que a Inteligência Artificial pode trazer é a falta de privacidade de informações. As ferramentas de IA utilizam-se de toda e qualquer informação da internet para que sejam capazes de atender às demandas dos usuários, tais como: responder a uma pergunta, escrever um texto, criar uma imagem ou até mesmo uma música. Sem um alto nível de cibersegurança, essas plataformas de IA podem se beneficiar de dados privados para realizarem as tarefas.

Como podemos ver, as discussões sobre Inteligência Artificial, vazamento de dados e privacidade vão além das questões de segurança e ecoam  também no âmbito da ética. E, por serem discussões recentes, há muito ainda a ser feito e repensado.

De quem é a responsabilidade pelo vazamento de dados por IA?

Em resumo, pode-se dizer que a responsabilidade pelo vazamento de dados é da empresa responsável pela tecnologia de IA na qual houve a violação. Afinal, pertencem a elas a responsabilidade de oferecem uma tecnologia segura, como prevê a LGPD.

O maior problema é quando essas empresas processam as informações da sua IA em servidores localizados em outros países. Neste caso, esses servidores devem ser punidos de acordo com as leis nacionais, mas, na prática, o cumprimento da lei fica mais difícil.

Como nos prevenir contra esse problema?

As novas tecnologias surgem dia após dia e precisam ser encaradas como grandes facilitadoras da vida humana. Não devemos temê-las ou evitar o seu uso, mas podemos adotar cuidados que podem aumentar a nossa segurança quando lidamos com ferramentas de Inteligência Artificial.

A mais importante delas é saber onde você está. A plataforma de IA que você quer usar está inserida em um site seguro, pertencente a uma empresa conhecida? Esse é o primeiro passo para evitar problemas.

Temos conhecimento de que não é aconselhado clicar em links suspeitos, atender as ligações de números desconhecidos ou acreditar em mensagens estranhas que parecem ser enviadas por empresas que conhecemos. A mesma coisa deve acontecer quando utilizamos a IA. Confie apenas em ferramentas de IA hospedadas em empresas idôneas.

Alert investe em soluções de Inteligência Artificial

Especializada em sistemas inteligentes e soluções de segurança há mais de 20 anos, a Alert investe pesado no desenvolvimento e uso de IA em suas soluções para transmitir toda a segurança, ética e confiança aos seus clientes.

A proteção de pessoas, patrimônios e da reputação de negócios é o maior objetivo da Alert!

Acesse www.alertsystem.com.br e conheça as soluções de cibersegurança da Alert para o seu negócio, capazes de proteger seus dados de ameaças internas e externas

Segurança Industrial: conheça essa vertente da segurança do trabalho e como o Monitoramento de Processos pode transformar sua operação

ESG em condomínios: Entenda a relação das práticas ESG em condomínios e como a segurança entra nessa equação!

Conheça os principais métodos de disfarce de criminosos para invadirem condomínios e saiba como estar atento a eles para prevenir essas ações

Ao informar seus dados você concorda com nossa Política de Privacidade.
Ao informar seus dados você concorda com nossa Política de Privacidade.
A Alert System se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito